Ata da V Sessão Sinodal


PREFEITURA DA CASA PONTIFÍCIA
X Sínodo dos Bispos
Caminhos Fraternos: Laicato e Sacerdócio Batismal


SESSÃO QUINTA
COMISSÃO SINODAL PARA AS COMUNICAÇÕES
Terça-feira da XIII semana do Tempo Comum
30 de Junho de 2020

Por mercê de Deus, deu-se início a V Sessão Sinodal do X sínodo dos Bispos a 30 de junho do ano do Senhor de 2020, sob o pontificado de João Paulo VII, ministrada por sua eminência reverendíssima Dom Raul cardeal Damasceno, e por sua excelência Dom Gianfranco Ravassi.
Sua Santidade, o Papa João Paulo VII, iniciou a Sessão saudando a todos, após entrada solene. Dom Iago Alves abriu a conferência manifestando a sua estima que todos estivessem bem alimentados e felizes. Após os votos, convidou a equipe da Comissão na pessoa de seu presidente, Dom Raul, que por sua vez chamou os seus auxiliares da pasta.
O Cardeal iniciou expondo o documento elaborado pela Comissão, que trouxe reflexões sobre a comunicação e tratou o interesse da Igreja na internet, mostrando um panorama positivo em longo prazo. Fazendo referência ao mandato de Deus para o anúncio, Dom Raul pôs que: “Deus se manifesta, ou seja, se comunica”.
Colocou ainda que a comunicação é fundamental no mundo de hoje, que “vivemos com outras pessoas no mundo, somos mediados pela linguagem”. Citou também que a comunicação é algo que nos acompanha há séculos, desde os povos primitivos, sendo a comunicação parte essencial do ser humano: “Sem comunicação, a humanidade não seria capaz de atingir seu próprio nível”.
Durante a sua exposição do documento, o Em.mo cardeal chamou Dom Gianfranco, vice-presidente da Comissão, para acompanha-lo na exposição. Ambos exortaram o clero à postura e à mansidão, na exposição nas redes sociais e no contato com os leigos: “nós, enquanto clérigos da Santa Mãe Igreja, devemos ter a plenitude de Nosso Senhor como exemplo em nossas postagens. Além disso, é muito mais que importante, que, ao abordarmos os leigos, sejamos carinhosos e mansos. Evitar partir para as brigas deveria ser uma atitude de todos”.
Ambos durante a conferência exortaram por diversas vezes os clérigos sobre uma comunicação apropriada, sendo que, nas recomendações e conclusões, alertaram sobre o comportamento de pessoas religiosas em mídias sociais. Ainda nas recomendações, disseram para que melhorem os métodos de comunicação e diálogo entre os clérigos, podendo fortalecer o vínculo entre os membros da Igreja.
Dom Raul Damasceno finalizou dizendo que “ao refletir sobre a internet e outras mídias, devemos lembrar que cristo é o ‘protótipo de comunicação’”.
Assumindo novamente a palavra, Dom Gianfranco saudou os clérigos reunidos, ressaltou a importância dos irmãos leigos e lamentou que “olhando por este lado, enquanto pastores que apascentam e ensinam as ovelhas, concluímos que muitas vezes, a nossa Igreja falhou no modo de acolhimento destes irmãos”. O epíscopo finalizou convidando os clérigos para formarem estes leigos, para colaborarem na Igreja.
Sua santidade agradeceu a presença e a ativa participação de todos: “cada palavra, cada contribuição, tem sido e será muito importante para esta Igreja”, concedeu a benção aos presentes e em seguida convidou os presentes para a ordenação sacerdotal que ocorreria logo em seguida.
Concluiu-se, com a bênção, a V Sessão Sinodal do X Sínodo dos bispos, aos 30 dias do mês de Junho do ano do Senhor de 2020, sob o pontificado de João Paulo VII.


Escrito pelo Reverendíssimo
Pe. Fr. Maikon Nascimento, OFM
Revisto e aprovado por Sua Eminência Reverendíssima
D. Tomás Skol Sharpen Abels von Klapperschlange cardeal Araújo